COMIDA E GASTRONOMIA

A alimentação sempre marcou a história da humanidade, afinal, comer é necessário para a sobrevivência, e quanto mais gostosa for a comida, melhor!

Nutrientes e sua importância

Quando comemos qualquer tipo de alimento, ele é quebrado em partículas minúsculas ao passar pelo processo digestivo. Essas partículas minúsculas são os nutrientes, que entram em nossas células para constituir o organismo ou para fornecer energia para seu trabalho.

Os principais nutrientes são os carboidratos, os lipídeos, as proteínas, as vitaminas e os sais minerais.

Nosso organismo precisa de todos eles, em maior ou menor quantidade, dependendo da idade, atividade física, presença ou não de alguma doença, etc. Portanto, ao escolher um prato, além o sabor é importante pensar na variedade de nutrientes que o compõem e quanto mais variedade melhor!

A comida no Brasil

Em nosso país a comida sofre forte influência da comida indígena, africana e portuguesa. Os índios contribuem até mesmo com um tipo de alimentação mais natural e saudável, usando raízes, como a mandioca, diversos tipos de frutos para refresco, o mais conhecido era o guaraná. Pratos tão conhecidos como a moqueca, que para os índios era simplesmente um modo de preparo dos peixes, utilizando um utensílio específico chamado moquém. Na nossa cozinha atualmente, a moqueca é preparada com grande variedade de ingredientes e variando o tipo de carne utilizada.

Os portugueses trouxeram o pão, feito com quase todos os cereais: cevada, centeio, aveia e principalmente trigo. Trouxeram também de outras colônias, especialmente as africanas, novas frutas: uva, figo, maçã, marmelo, pêssego, romã, cidra, tâmaras, melão, melancia. Foram os portugueses que plantaram o coqueiro, semearam o arroz e diversos condimentos e ervas. O prato mais popular, a feijoada completa, é um modelo aculturado do cozido português com feijão e carne seca.

Além de todas essas contribuições à nossa culinária, os portugueses introduziram hábitos que marcaram definitivamente nosso paladar: valorizaram o uso do sal e revelaram o açúcar aos africanos e índios do Brasil.

Gosto não se discute!

Ensopado de cigarra ou cobra, cavalo marinho ao molho e grilinhos no espeto... Você quer experimentar? Esses alimentos são típicos na china, mas também são considerados exóticos, pois a base da alimentação é o peixe, carne suína, frango, frutos do mar.

No Japão, um prato considerado exótico é o sashimi de carne de cavalo.

Na Índia a cobra também faz parte de diversos pratos exóticos. Como neste país há um preceito religioso que tem a vaca como animal sagrado, o consumo de peixe é muito comum. O curry é o condimento mais usado.

Curiosidades

A chamada gastronomia molecular é o estudo científico dos processos químicos e físicos que ocorrem durante o cozimento. Através desse estudo é possível criar novos métodos, técnicas e equipamentos para melhorar o aproveitamento dos nutrientes durante sua preparação. A cozinha molecular é a forma de utilizar os conhecimentos descobertos da gastronomia molecular em seus pratos.

(www.smartkids.com.br)

Conheça alguns dos nossos parceiros